O atual cenário educacional brasileiro nos apresenta dados alarmantes em relação à educação básica oferecida para crianças e jovens entre 6 e 17 anos. O que resulta em um baixo índice na qualificação desses indivíduos.
A baixa produtividade é resultado da deficiência existente no sistema educacional que além de ultrapassado, é prejudicial no processo de aprendizagem de crianças e jovens em seu desenvolvimento socioemocional.
O Brasil ficou entre os 20 piores em todas as áreas avaliadas, entre 80 países participantes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2018.
Fonte: PISA
Cerca de 731 mil crianças ainda estão fora da escola. E das que estão na escola, 70% não alcança o nível 2 de proficiência em matemática.
Fonte: IBGE
O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009.
Fonte: IBOPE - 2019
34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler.
Fonte: Todos Pela Educação
Com o objetivo de modificar o atual cenário da educação, nós do Alicerce queremos transformar e impactar a vida das crianças e jovens brasileiros. Acreditamos que todas as crianças têm potencial para brilhar, basta despertarmos isso nelas e fazermos com que acreditem em si mesmas.
Oferecendo uma solução educacional completa e de qualidade que trabalha desde as bases com a parte de recuperação e reforço escolar, até a fase de coach profissional. Aqui no Alicerce o aluno aprende o tempo todo, sem barreiras de idade ou anos escolares. O nosso desafio é enorme, são mais de 30 milhões de crianças e jovens sem acesso à educação básica de qualidade. Por isso precisamos mobilizar o maior número de pessoas para nos ajudar. Nós não vamos deixar ninguém para trás!
VP de Aprendizagem Alicerce Educação Pesquisadora na área da ciência da aprendizagem Doutora em Fonoaudiologia pela UNIFESP
Fundador e CEO Alicerce Educação Goldman Sachs GP Investimentos Fundador e CEO da Dental Cremer
Diretor Nacional de Articulação Alicerce Educação Consultor especializado em conciliação comunitária. Liderança do G10 das Favelas e InvestFavela
Clique e veja a matéria completa sobre o Alicerce na revista Valor Econômico!